sexta-feira, 10 de abril de 2015

Coragem!


O segredo da motivação é bastante simples. Para estar motivada, uma pessoa precisa acreditar em três coisas. A primeira é que, se ela fizer um esforço maior, o resultado do seu trabalho será maior. A segunda é que esse resultado fará diferença. E a terceira é que essa diferença vai ajudá-la a alcançar seus objetivos pessoais.

Acreditem, se cada um dos meus leitores fizer o esforço de ir às manifestações de domingo, de levar amigos e familiares, as manifestações serão um pouco maiores do que seriam se isso não acontecesse. Precisamos de manifestações grandes, significativas, que digam um sonoro “Fora PT” neste domingo. Isso fará diferença e tirará de cima do muro os políticos bananas que deveriam estar na oposição. Quando os políticos resolverem destituir o atual governo, ele cairá de uma vez, como um edifício implodido. Não sobrará nada para sustentá-lo.

Todos temos razões para nos desmotivarmos. A Operação Lava-Jato vem sendo atacada em várias frentes. As supostas lideranças da oposição não se posicionam. A imprensa também não faz seu papel e trata os maiores crimes como se fossem atos normais, além de minimizar ou ridicularizar tantas vezes as manifestações ou seus organizadores. Ouvimos muita gente dizer que derrubar o governo é impossível ou inútil.

Não é inútil, nem impossível. Na verdade, nem se pode dizer que o governo ainda existe. Dilma não governa mais, nada do que ela propõe prospera. Já são seis ministros demitidos em pouco mais de três meses. E o Brasil não pode continuar acéfalo por muito mais tempo. Precisamos de alguma coisa melhor que esse bando de trapalhões e precisamos agora, não depois.

Pode não parecer, mas os políticos são muito sensíveis ao sentimento da população. Eles sabem o quanto dependem de estar em paz com a opinião pública. Precisamos pressioná-los com muita clareza e com muita firmeza. Precisamos apoiar quem tem postura e coragem e apontar o caminho a quem não tem.

Nesta sexta-feira, a Operação Lava-Jato deu mais um passo importante, prendendo o ex-deputado André Vargas por crimes cometidos não na Petrobras, mas na Caixa Econômica Federal. É necessário que o povo expresse seu apoio aos procuradores e ao juiz Sérgio Moro, que estão fazendo um trabalho heróico de defesa do país.

Não vamos esperar que alguém nos salve. Quem tem de nos salvar somos nós mesmos. Vamos liderar a marcha e os políticos nos seguirão. Existe uma frase atribuída a Thomas Paine, que diz: “Either lead, follow or get out of the way!” Ou lidere, ou siga, ou saia do meio do caminho! É essa a mensagem aos políticos da oposição. Eles poderiam liderar o movimento se quisessem. Cada um deles ainda pode nos seguir. Quem não quiser fazer parte, por favor, saia da frente.

Hoje, na Venezuela, a carne é racionada. Papel higiênico é um luxo que os venezuelanos não têm há muito tempo. Alguém quer isso para o Brasil? É o que teremos, se este governo não cair. Quero continuar morando no Brasil. Gosto de falar português, quero que meus filhos e netos vivam aqui. Você também quer isso? Então, vamos fazer do Brasil um lugar mais habitável.

Collor demorou seis meses para ser afastado. Mas seu final foi como uma avalanche. Este governo só se sustenta se o povo se acomodar. Ninguém está pedindo sangue, suor e lágrimas. Apenas que as pessoas compreendam a gravidade do momento histórico e manifestem isso de uma maneira muito simples: ocupando as ruas no dia 12 de abril.

Precisamos de paciência, perseverança e coragem. Coragem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário