quinta-feira, 2 de abril de 2015

1º de abril!


Primeiro de abril!


O idiota que escreveu o texto boçal de ontem sou eu. Desculpem por ter publicado o pior post da história deste blog.

Praticamente todas as críticas que recebi ou vi à minha resenha diziam que não sou ninguém para atacar um pensador com reconhecimento internacional, que um engenheiro não é capaz de escrever sobre educação, ou disseram que sou arrogante, ignorante, indigno de receber uma resposta. Como não recebi argumentos, inventei alguns, totalmente baseados no texto, para mostrar que é possível.

Reconheço que meus argumentos são péssimos e que o texto ficou um lixo. O assunto não ajuda, foi o melhor que eu consegui. Lamento se desapontei alguém. Foi muito divertido.

A linguagem de Paulo Freire é mesmo muito confusa e muito ruim. A comparação com o Alcorão é verdadeira. Leiam os dois textos e comparem, vão achar muitas semelhanças. Quando Paulo Freire diz que os sectários não seriam capazes de ler o texto, é porque ele não considera que aqueles de quem ele discorda são sempre mal-intencionados. Portanto, não têm nem o direito de existir. Uma frase excelente que acabei deixando de fora da resenha foi: “A revolução é biófila, é criadora de vida, ainda que, para criá-la, seja obrigada a deter vidas que proíbem a vida.” O canalha ainda usa esse eufemismo abjeto, “deter vidas” em lugar de “matar”.

A frase sobre a educação que treina e a educação que forma foi dita por Paulo Freire em uma entrevista quando era Secretário de Educação da administração Luíza Erundina. Exatamente quando ele implantou a “progressão continuada”. A educação de Paulo Freire não treina e não forma, deforma.

Reproduzi os discursos com que os esquerdistas procuram justificar Paulo Freire. Mas esses discursos não correspondem à realidade diretamente verificável no livro. Paulo Freire é sim um autoritário bajulador de ditadores. Despreza sim o pensamento do povo, em quem não confia. Nem pode confiar, já que o que quer é apenas usá-lo como massa de manobra.

Em 1968 ele defendia a revolução armada e violenta para implantar uma ditadura e continuou pensando isso até o final de sua vida, quase 30 anos depois. Hoje, os ditadores são mais sofisticados e têm conseguido destruir a democracia subvertendo instrumentos da própria democracia. Foi o que Chávez fez na Venezuela. É o que o PT faz no Brasil, comprando o Congresso com dinheiro público desviado e aparelhando todas as instituições, inclusive o STF.

Escrevi a melhor interpretação que consigo das frases de Paulo Freire. Acho que fui generoso. Ele está sempre desperdiçando tinta e papel para dizer o óbvio de uma maneira incompreensível. Imaginem quantos parágrafos leva para ele explicar que o homem e o animal são seres diferentes.

Não conheço a Pedagogia da Autonomia, nem as Cartas à Guiné-Bissau. Não acho que precise conhecer essas obras para dizer que Pedagogia do Oprimido é a porcaria que é.

Fora Paulo Freire!

Nenhum comentário:

Postar um comentário