quinta-feira, 30 de abril de 2015

Diário da Marcha — 30/04/2015




No sétimo dia de caminhada, a Marcha pela Liberdade foi de Americana a Araras. Diversas caravanas para Brasília estão sendo organizadas em todo o país para uma grande manifestação pelo impeachment. A capital do Brasil vai ferver de gente decente no dia 27 de maio. Gente honesta, trabalhadora de verdade, que quer um Brasil melhor. Junte-se a eles, se você puder.

Ontem, Kim Kataguiri, coordenador do Movimento Brasil Livre, escreveu esta mensagem, publicada por Reinaldo Azevedo:

Saímos da Praça Panamericana na sexta-feira passada, ao meio dia. Vinte e três pessoas se comprometeram a nos acompanhar de São Paulo a Brasília, numa caminhada de mais de mil quilômetros, que deve durar 33 dias. Estamos no fim do sexto dia. Andamos cerca de 160 km, e, apesar do cansaço, das dores e das doenças, o pessoal está muito animado.
Fomos recebidos muito bem nas mais de 10 cidades do interior de São Paulo pelas quais passamos. Em todas elas, ofereceram-nos lugar para dormir, café da manhã, almoço e jantar. Quando agradecemos a ajuda, as pessoas dizem que gostariam de colaborar ainda mais e se mostram gratas, com bastante convicção, pelo nosso esforço.
É notável também o apoio dos caminhoneiros. Quase todos que nos veem andando pelas rodovias buzinam e gritam palavras de apoio. Quando discursamos nas praças, as pessoas param para nos ouvir e nos aplaudem a cada frase.
Em todas as cidades nas quais paramos, convocamos a população a estar em Brasília no dia 27 de maio. Até agora, unidades do MBL país afora já confirmaram a ida à capital federal de 197 ônibus. Outros grupos, como o Revoltados Online e o Vem Pra Rua, já estão demonstrando seu apoio, seja dando suporte para a marcha, seja organizando caravanas para o grande ato do dia 27, em Brasília.
Entre bolhas, gripes e pés torcidos, encontramos motivação no apoio da população. Temos a certeza de que, se pudessem, muitos milhões estariam caminhando conosco.

Amanhã, a Marcha vai a Pirassununga. A caravana de São Paulo vai se juntar a ela em Leme, ao meio-dia.


Evento antes de sair de Americana.

Chegada a Araras



Evento em Araras

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Diário da Marcha — 29/04/2015

A pequena Clara Martins, dando apoio à Marcha pela Liberdade.

A Marcha pela Liberdade seguiu hoje de Americana a Limeira. Na saída de Americana, foram acompanhados pela pequena Clara Martins, de 5 anos.

O Antagonista noticiou que o deputado Carlos Sampaio apresentará o pedido de impeachment nos próximos dias e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, dirá que só responderá em trinta dias. O Movimento Brasil Livre pretende fazer uma grande manifestação em Brasília, em 27 de maio, exigindo que o impeachment seja colocado em votação.

Se você quiser se juntar à Marcha durante o feriado, veja o convite do Kim Kataguiri.

Amanhã é Araras.



terça-feira, 28 de abril de 2015

Diário da Marcha — 28/04/2015


Neste quinto dia, a Marcha pela Liberdade chegou a Americana, passando por Sumaré e Nova Odessa. Em Campinas, contaram com o apoio do Vem Pra Rua e de muitas pessoas, como o médico Luis Fernando Waib, que gravou uma declaração de apoio ao movimento.

Diferentemente do que escrevi, a TV Globo de Campinas noticiou a passagem da Marcha. Vejam o vídeo aqui.

O MBL de São Paulo está organizando um encontro com a Marcha neste final de semana. Uma caravana sairá do MASP na sexta-feira, às 9h, e se encontrará com os caminhantes em Leme, ao meio-dia. Quem quiser poderá acompanhá-los até Porto Ferreira, aonde chegarão no domingo. De lá a caravana retorna a São Paulo. Os interessados devem enviar nome, telefone, RG e CPF para falecomomblsp@gmail.com.

Amanhã, o alvo é Limeira.



Obrigado!


Em Americana, 28/04/2015.



segunda-feira, 27 de abril de 2015

A Marcha pela Liberdade


Desde sexta-feira, 24 de abril, um grupo de cidadãos inconformados com nossa situação política está em marcha em defesa da nossa liberdade. Estão caminhando de São Paulo a Brasília, com um manifesto e uma pauta de exigências, das quais a primeira é o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Chegarão lá dia 27 de maio.

O pessoal do Movimento Brasil Livre merece todo o meu respeito e admiração. Estão percorrendo mais de 1000 km para que os políticos, a imprensa e a população em geral se dêem conta do surrealismo em que se transformou nossa República. O Le Monde e o The Guardian se interessaram pelo movimento. A Folha de S.Paulo também fez uma matéria. Com a honestidade intelectual que a caracteriza, compara a Marcha à Coluna Prestes! Vai ser mais difícil atrair a atenção da Rede Globo. Mas eles não querem nem saber e estão a cada dia avançando e juntando gente por onde passam.

Saíram da Praça Panamericana, em 24 de abril. Chegaram a Jundiaí no dia 25 à tarde. Fizeram um evento na Praça da Matriz na manhã do dia 26 e seguiram até Vinhedo. Hoje, 27, houve um evento em Valinhos e eles caminharam até Campinas. Em cada lugar por onde passam, mais e mais pessoas se unem à Marcha pela Liberdade. A programação desta terça-feira, 28, é um evento às 13h, na Praça das Bandeiras, em Sumaré, e outro às 19h, na Praça do Trabalhador, em Americana.

A Reaçonaria acompanha e apóia esta iniciativa. Acompanhe e apóie você também. Curta a Marcha pela Liberdade no Facebook. Faça uma doação para a Marcha pela Liberdade. Se houver um evento em sua cidade, participe. O Brasil precisa de todos nós.



Lista de Reivindicações da Marcha pela Liberdade

Lista de Reivindicações da Marcha pela Liberdade

1. O impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Reformas só poderão ser feitas por um governo que respeite a República. Nenhum tipo de reforma política proposta por um partido autoritário como o PT será aceito. De imediato, é preciso cobrar que o Procurador-Geral da República peça ao Supremo a abertura de um inquérito para investigar a presidente. Afinal, além de já existirem provas suficientes para se pedir o impeachment, queremos que Dilma Rousseff seja punida por todos os crimes que cometeu.

2. Fim da fraude orçamentária.
A Lei de Responsabilidade Fiscal precisa ser levada a sério para que o Brasil volte a crescer.

3. Redução do número de Ministérios.
O exemplo de austeridade deve vir do alto escalão da República.

4. CPI do programa Mais Médicos.
O escândalo de transferência de recursos para a ditadura cubana tem de ser urgentemente investigado.

5. CPI do BNDES.
Abertura da caixa preta dos empréstimos concedidos pela instituição.

6. Ajuste fiscal sem aumento de impostos.
Cortes orçamentários responsáveis e enxugamento da máquina pública.

7. Repúdio ao Foro de São Paulo
É inaceitável a cooperação de partidos políticos brasileiros com organizações terroristas (FARC) e governos ditatoriais (Cuba, Venezuela).

8. Concessão de asilo político a Leopoldo López.
O Governo Brasileiro deve repudiar oficialmente a violência do Governo Venezuelano contra seu povo e oferecer asilo aos opositores venezuelanos.

9. Fim das verbas de publicidade estatal.
Devemos dar um fim a este claro instrumento de cooptação e censura à imprensa livre e independente.

10. Aprovação do Projeto de Lei N867/2015, que inclui entre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional o Programa Escola Sem Partido. Acabar com a doutrinação ideológica nas escolas é o primeiro passo para melhorar a educação.

Fonte: http://www.marchapelaliberdade.com/#!manifesto/c1vi4


Manifesto da Marcha pela Liberdade

Manifesto do Movimento Brasil Livre sobre a Marcha pela Liberdade

O povo brasileiro foi às ruas nesse ano e protagonizou as duas maiores manifestações políticas da história do país. Nas duas vezes, deixou bem claro que o que quer é o fim do autoritarismo, o fim da corrupção como método de governo, o fim do Governo Dilma Rousseff. As bases do Palácio do Planalto foram abaladas e hoje a presidente só é apoiada por 13% da população.


Ainda assim, os congressistas se recusam a representar aqueles que os elegeram, se recusam a ouvir a voz das ruas. Por conta disso, torna-se urgente o agravamento das ações políticas por parte dos grupos envolvidos no combate ao governo petista. Um agravamento não apenas de intensidade, mas de natureza. O Movimento Brasil Livre faz sua parte e convoca os brasileiros a marcharem até Brasília para mostrar aos políticos que a população cansou de ser pautada por eles, que eles devem representar os anseios populares e que serão responsabilizados caso sejam omissos.

Queremos mostrar que nossa Capital não pode fechar as praças para a população, e que os brasileiros dos 4 cantos do país devem ter voz e vez num regime que se pretende republicano e representativo. Esperamos que a Câmara e o Senado não se proponham à surdez seletiva, e que as lideranças de todos os partidos de oposição abram ao povo a Casa que é do povo, a fonte original que legitima os Poderes. Conosco, além de esperança e vontade, traremos também nossa lista de reivindicações — e apenas sairemos de lá quando formos ouvidos.

Fonte: http://www.marchapelaliberdade.com/#!manifesto/c1vi4


terça-feira, 14 de abril de 2015

Ligue para a Câmara pelo Impeachment

Hummm… O velho truque da pedalada fiscal!
Vamos ligar para a Câmara dos Deputados e exigir que o processo de impeachment de Dilma Rousseff seja aberto. Existe um evento no Facebook, criado por Adelice Godoy, convidando os cidadãos a ligarem para a Presidência da Câmara e para as lideranças partidárias, pressionando para que seja apresentado um pedido de abertura de processo de impeachment, que esse pedido tenha sua tramitação garantida e que seja votado e aprovado.

É muito fácil ligar. Falei hoje com o gabinete da liderança do PSDB, do DEM e do PPS. Fui atendido rapidamente nos três casos. Cobrei cada uma das bancadas de oposição a apresentarem o pedido. Perguntei se os deputados do partido foram às manifestações. Quando os assessores disseram que ainda não havia fundamentação jurídica, respondi com o parecer dos juristas Ives Gandra da Silva Martins e Modesto Carvalhosa. Disse que o simples fato de Dilma Rousseff ter admitido que aprovou a compra de Pasadena sem ler o relatório é a confissão de um ilícito. Que a manutenção da diretoria da Petrobras depois de todas as denúncias e da não divulgação do balanço fere a probidade da administração, conforme reza o inciso V do artigo 85 da Constituição Federal do Brasil. E há denúncias diariamente. Hoje, tivemos a da SBM. Qual será a de amanhã?

Há duas novidades importantes hoje. O PSDB encomendou ao jurista Miguel Reale Júnior um parecer para embasar o pedido de impeachment de Dilma Rousseff, por causa das pedaladas fiscais. E foi anunciada a criação de uma comissão supra-partidária para ir a Londres ouvir Jonathan David Taylor, que denunciou o esquema da SBM com a Petrobras e o PT. Essas iniciativas precisam ser apoiadas.

Além de ligar, podemos enviar e-mails. Os próprios assessores pediram que eu registrasse minha manifestação em um e-mail. O endereço da liderança do PSDB é lid.psdb@camara.leg.br, o do DEM é lid.dem@camara.leg.br. Os outros partidos seguem o mesmo padrão.

Seguem os telefones dos gabinetes.

Eduardo Cunha:
Presidente da Câmara:
(61) 3215-5510

LEONARDO PICCIANI
Bloco Parlamentar PMDB, PP, PTB, PSC, PHS, PEN
(61) 3215-9181/80

BRUNO ARAÚJO
Liderança da Minoria
(61) 3215-9820

CARLOS SAMPAIO
Liderança do PSDB
(61) 3215-9345/9346

EDUARDO DA FONTE
Liderança do PP
(61) 3215-9426

ROGÉRIO ROSSO
Liderança do PSD
(61) 3215-9060/9070

MAURÍCIO QUINTELLA LESSA
Liderança do PR
(61) 3215-9550

FERNANDO COELHO FILHO
Liderança do PSB
(61) 3215-9650

JOVAIR ARANTES
Liderança do PTB
(61) 3215-9502/9503

MENDONÇA FILHO
Liderança do Democratas
(61) 3215-9265/9281

CELSO RUSSOMANNO
Liderança do PRB
(61) 3215-9880/9882/9884

ANDRÉ FIGUEIREDO
Liderança do PDT
(61) 3215-9700/9701/9703

ARTHUR OLIVEIRA MAIA
Liderança do Solidariedade
(61) 3215-5830

ANDRE MOURA
Liderança do PSC
(61) 3215-9762/9771/9761

DOMINGOS NETO
Liderança do PROS
(61) 3215-9990

RUBENS BUENO
Liderança do PPS
(61) 3215-9600

SARNEY FILHO
Liderança do PV
(61) 3215-9790

MARCELO ARO
Liderança do PHS
(61) 3215-5280

BACELAR
Liderança do PTN
(61) 3215-5381

HIRAN GONÇALVES
Liderança do PMN
(61) 3215-5274

JUSCELINO FILHO
Liderança do PRP
(61) 3215-5729

ALUISIO MENDES
Liderança do PSDC
(61) 3215-5931

JUNIOR MARRECA
Liderança do PEN
(61) 3215-5265

ULDURICO JUNIOR
Liderança do PTC 
(61) 3216-9768

LIGUE DJÁ!

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Coragem!


O segredo da motivação é bastante simples. Para estar motivada, uma pessoa precisa acreditar em três coisas. A primeira é que, se ela fizer um esforço maior, o resultado do seu trabalho será maior. A segunda é que esse resultado fará diferença. E a terceira é que essa diferença vai ajudá-la a alcançar seus objetivos pessoais.

Acreditem, se cada um dos meus leitores fizer o esforço de ir às manifestações de domingo, de levar amigos e familiares, as manifestações serão um pouco maiores do que seriam se isso não acontecesse. Precisamos de manifestações grandes, significativas, que digam um sonoro “Fora PT” neste domingo. Isso fará diferença e tirará de cima do muro os políticos bananas que deveriam estar na oposição. Quando os políticos resolverem destituir o atual governo, ele cairá de uma vez, como um edifício implodido. Não sobrará nada para sustentá-lo.

Todos temos razões para nos desmotivarmos. A Operação Lava-Jato vem sendo atacada em várias frentes. As supostas lideranças da oposição não se posicionam. A imprensa também não faz seu papel e trata os maiores crimes como se fossem atos normais, além de minimizar ou ridicularizar tantas vezes as manifestações ou seus organizadores. Ouvimos muita gente dizer que derrubar o governo é impossível ou inútil.

Não é inútil, nem impossível. Na verdade, nem se pode dizer que o governo ainda existe. Dilma não governa mais, nada do que ela propõe prospera. Já são seis ministros demitidos em pouco mais de três meses. E o Brasil não pode continuar acéfalo por muito mais tempo. Precisamos de alguma coisa melhor que esse bando de trapalhões e precisamos agora, não depois.

Pode não parecer, mas os políticos são muito sensíveis ao sentimento da população. Eles sabem o quanto dependem de estar em paz com a opinião pública. Precisamos pressioná-los com muita clareza e com muita firmeza. Precisamos apoiar quem tem postura e coragem e apontar o caminho a quem não tem.

Nesta sexta-feira, a Operação Lava-Jato deu mais um passo importante, prendendo o ex-deputado André Vargas por crimes cometidos não na Petrobras, mas na Caixa Econômica Federal. É necessário que o povo expresse seu apoio aos procuradores e ao juiz Sérgio Moro, que estão fazendo um trabalho heróico de defesa do país.

Não vamos esperar que alguém nos salve. Quem tem de nos salvar somos nós mesmos. Vamos liderar a marcha e os políticos nos seguirão. Existe uma frase atribuída a Thomas Paine, que diz: “Either lead, follow or get out of the way!” Ou lidere, ou siga, ou saia do meio do caminho! É essa a mensagem aos políticos da oposição. Eles poderiam liderar o movimento se quisessem. Cada um deles ainda pode nos seguir. Quem não quiser fazer parte, por favor, saia da frente.

Hoje, na Venezuela, a carne é racionada. Papel higiênico é um luxo que os venezuelanos não têm há muito tempo. Alguém quer isso para o Brasil? É o que teremos, se este governo não cair. Quero continuar morando no Brasil. Gosto de falar português, quero que meus filhos e netos vivam aqui. Você também quer isso? Então, vamos fazer do Brasil um lugar mais habitável.

Collor demorou seis meses para ser afastado. Mas seu final foi como uma avalanche. Este governo só se sustenta se o povo se acomodar. Ninguém está pedindo sangue, suor e lágrimas. Apenas que as pessoas compreendam a gravidade do momento histórico e manifestem isso de uma maneira muito simples: ocupando as ruas no dia 12 de abril.

Precisamos de paciência, perseverança e coragem. Coragem!

quinta-feira, 2 de abril de 2015

1º de abril!


Primeiro de abril!


O idiota que escreveu o texto boçal de ontem sou eu. Desculpem por ter publicado o pior post da história deste blog.

Praticamente todas as críticas que recebi ou vi à minha resenha diziam que não sou ninguém para atacar um pensador com reconhecimento internacional, que um engenheiro não é capaz de escrever sobre educação, ou disseram que sou arrogante, ignorante, indigno de receber uma resposta. Como não recebi argumentos, inventei alguns, totalmente baseados no texto, para mostrar que é possível.

Reconheço que meus argumentos são péssimos e que o texto ficou um lixo. O assunto não ajuda, foi o melhor que eu consegui. Lamento se desapontei alguém. Foi muito divertido.

A linguagem de Paulo Freire é mesmo muito confusa e muito ruim. A comparação com o Alcorão é verdadeira. Leiam os dois textos e comparem, vão achar muitas semelhanças. Quando Paulo Freire diz que os sectários não seriam capazes de ler o texto, é porque ele não considera que aqueles de quem ele discorda são sempre mal-intencionados. Portanto, não têm nem o direito de existir. Uma frase excelente que acabei deixando de fora da resenha foi: “A revolução é biófila, é criadora de vida, ainda que, para criá-la, seja obrigada a deter vidas que proíbem a vida.” O canalha ainda usa esse eufemismo abjeto, “deter vidas” em lugar de “matar”.

A frase sobre a educação que treina e a educação que forma foi dita por Paulo Freire em uma entrevista quando era Secretário de Educação da administração Luíza Erundina. Exatamente quando ele implantou a “progressão continuada”. A educação de Paulo Freire não treina e não forma, deforma.

Reproduzi os discursos com que os esquerdistas procuram justificar Paulo Freire. Mas esses discursos não correspondem à realidade diretamente verificável no livro. Paulo Freire é sim um autoritário bajulador de ditadores. Despreza sim o pensamento do povo, em quem não confia. Nem pode confiar, já que o que quer é apenas usá-lo como massa de manobra.

Em 1968 ele defendia a revolução armada e violenta para implantar uma ditadura e continuou pensando isso até o final de sua vida, quase 30 anos depois. Hoje, os ditadores são mais sofisticados e têm conseguido destruir a democracia subvertendo instrumentos da própria democracia. Foi o que Chávez fez na Venezuela. É o que o PT faz no Brasil, comprando o Congresso com dinheiro público desviado e aparelhando todas as instituições, inclusive o STF.

Escrevi a melhor interpretação que consigo das frases de Paulo Freire. Acho que fui generoso. Ele está sempre desperdiçando tinta e papel para dizer o óbvio de uma maneira incompreensível. Imaginem quantos parágrafos leva para ele explicar que o homem e o animal são seres diferentes.

Não conheço a Pedagogia da Autonomia, nem as Cartas à Guiné-Bissau. Não acho que precise conhecer essas obras para dizer que Pedagogia do Oprimido é a porcaria que é.

Fora Paulo Freire!

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Uma resposta às críticas contra Pedagogia do Oprimido


Recebi hoje o texto abaixo, que critica minha resenha de Pedagogia do Oprimido. Estou dividindo com meus leitores sem identificar o autor. Amanhã, publicarei uma resposta.


Prezado Sr. Marcelo Centenaro

Percebo pela sua resenha que o sr. de fato se debruçou sobre a principal obra de Paulo Freire e procurou compreendê-la de maneira sincera. Lamento dizer que o sr. não conseguiu. Gostaria de lhe dizer por quê.

A linguagem não é confusa e não existe essa falta de encadeamento lógico que o sr. aponta. Falta-lhe familiaridade com textos produzidos pelos profissionais de ciências sociais.  A comparação com o Alcorão só pode ser uma piada. Quando Paulo Freire disse que sectários não seriam capazes de ler seu texto, ele previu exatamente as dificuldades que o sr. encontrou.

O sr. não entendeu o que Paulo Freire descreve como educação bancária. Não é a educação que transmite conteúdos e sim aquela que joga informações descontextualizadas da realidade do educando, impondo conceitos que lhe são estranhos, que ele não consegue compreender, e que não lhe dá espaço para dialogar. Também não é verdade que a educação libertadora despreze os conteúdos. Os conteúdos são importantíssimos, mas Paulo Freire dizia que recusava uma educação que treine e defendia uma educação que forme. Os conteúdos são uma oportunidade para discussões mais abrangentes, que ajudem o educando a realizar seu potencial completo como ser humano. Isso somente é possível se a relação entre educadores e educandos for uma relação de diálogo, de confiança mútua e de construção solidária de um processo de aprendizado abrangente.

O livro é de 1968. Muita coisa mudou de lá para cá e não podemos simplesmente julgá-lo com os olhos de hoje. Em 1968, estávamos no auge da Guerra Fria, o mundo estava dividido pelo Muro de Berlim e não sabíamos o que sabemos hoje dos antigos regimes comunistas. Também parecia mais necessária uma revolução armada para superar a opressão. Hoje, sabemos que podemos superá-la de outras maneiras, através da participação ativa dos movimentos democráticos e populares.

O sr. é cruel ao ridicularizar as influências do espanhol na expressão de Paulo Freire, assim como as citações em outros idiomas, omitindo que esse é o texto de um homem exilado, expulso de seu país pela violência da ditadura militar brasileira. Sobre as frases que o sr. diz não ter entendido, dispenso seu sanduíche de mortadela, mas traduzo-as para alguém que não é da área. Não há dificuldade alguma de entendê-los com boa vontade e conhecendo o contexto que o sr. desprezou.

1) O ser humano só existe em relação com o mundo. E o mundo se constitui para o homem da forma como é percebido pelo homem. Sobre essa percepção, a consciência humana produz intenções, aspirações, desejos de satisfazer suas necessidades básicas e de transformar sua realidade. Esse é um processo integrado. Conforme a criança toma consciência da existência do mundo, passa ao mesmo tempo a ter intenções sobre esse mundo.

2) Este trecho não apresenta dificuldades se o sr. deixar de omitir a que movimento Paulo Freire se refere e qual o sentido que ele dá a imersos, emersos e insertados. Imersos são homens que não possuem a consciência da situação de opressão. Emersos são aqueles que começam a se dar conta dessa situação. Insertados são os que estão plenamente conscientes da opressão que sofrem e já passaram à ação contra ela.

3) A verdadeira educação é baseada no diálogo. A verdadeira educação permite a descoberta do conhecimento, tanto pelos educandos como pelo educador. O objeto de estudo é apenas um meio, um facilitador para esse processo de descoberta.

4) Paulo Freire está criando uma analogia, no caso dos animais, com o ser humano, que se humaniza ou se desumaniza. O ser humano se humaniza quando atinge seu potencial, por estar em situação de liberdade. Humaniza seu contorno, seu ambiente, seu mundo, se o transforma de maneira a satisfazer suas necessidades e a construir um ambiente social de liberdade. E se desumaniza quando se escraviza. Já o animal, mesmo que atinja seu potencial, não transforma seu mundo. E não se degrada, mesmo que seja escravizado.

5) O ser humano transforma seu mundo quando produz conhecimentos e dispositivos que transcendam seu corpo e tenham impacto em seu entorno.

6) A palavra tridimensionalizar não deve ser entendida aqui no seu sentido matemático, mas sim que o passado, o presente e o futuro tem existência independente, porém inter-relacionada.

7) Cada momento da história contém o conflito dialético entre um conjunto de valores e seu contrário. A representação desses valores e desse conflito constitui os grandes temas debatidos no momento histórico.

As críticas que o sr. faz são todas injustificadas e injustas. Paulo Freire ousou sonhar com um mundo melhor, onde ninguém fosse escravo da opressão e todos fossem livres e dedicou sua vida a esse nobre objetivo. Ele não se dizia católico. Era católico e jamais desdenhou das crenças do povo. Não negou a humanidade de ninguém, mas considerou compreensível a justa reação dos oprimidos no momento em que se libertam da opressão. E, se este livro é mais dedicado à política que à educação, há inúmeros outros, como Pedagogia da Autonomia ou Cartas à Guiné-Bissau, que tenho certeza que o sr. desconhece, que tratam amplamente de questões pedagógicas.

Basta de doutrinação direitista! Viva Paulo Freire.