Placa comemorativa do Incidente Gleiwitz Estação de Rádio de Gliwice - Local da provocação nazista 31 de agosto de 1939 |
Há exatos 75 anos, em 31 de agosto de 1939, forças nazistas atacaram uma estação de rádio alemã, em Gleiwitz, simulando uma agressão polonesa. Esse foi o pretexto para a invasão à Polônia no dia seguinte, que desencadeou a Segunda Guerra Mundial.
O que se sabe hoje sobre o Incidente Gleiwitz baseia-se principalmente no depoimento de Alfred Naujocks nos Julgamentos de Nuremberg. Ele confessou ter organizado a operação por ordem de Reinhard Heydrich, chefe do Gabinete de Segurança do Reich, e Heinrich Müller, chefe da Gestapo. Naujocks foi solto após os julgamentos e morreu em 1966.
Alfred Naujocks, o chefe da operação |
Na noite de 31 de agosto, um pequeno grupo de agentes alemães vestidos com uniformes poloneses e liderados por Naujocks tomou a rádio Sender Gleiwitz e divulgou uma curta mensagem antigermânica em polonês. Para tornar o ataque mais convincente, levaram com eles Franciszek Honiok, um alemão simpatizante dos poloneses que havia sido preso pela Gestapo. Honiok foi morto no local e seu corpo deixado lá, para parecer que havia tomado parte no ataque.
Na manhã seguinte, 1º de setembro de 1939, a Alemanha lançou a operação Fall Weiss, invadindo a Polônia pelo norte, sul e oeste. Os poloneses resistiram bravamente até 17 de setembro, quando o leste foi invadido pelos soviéticos. Nos primeiros dias, os alemães sofreram grandes perdas, incluindo uma divisão inteira de blindados, milhares de soldados e um quarto de sua força aérea. Depois da invasão soviética, a situação polonesa ficou insustentável. Porém, os poloneses jamais se renderam oficialmente. A resistência polonesa foi um dos maiores movimentos de luta contra os nazistas em toda a Europa ocupada.
Franciszek Honiok, a primeira vítima da guerra |
Os poloneses acabaram sendo traídos pelos aliados e o país terminou a guerra como um satélite da União Soviética. A Polônia só terminou de lutar a Segunda Guerra Mundial em 4 de junho de 1989, quando eleições gerais terminaram com o governo comunista do general Jaruzelski.
Instalações da Sender Gleiwitz |
Militares nazistas e soviéticos se cumprimentam após a Invasão da Polônia |
Nenhum comentário:
Postar um comentário