sábado, 9 de fevereiro de 2013

Quero Liberdade (cap. XII), de Rose Wilder Lane

XII


O telefone, a luz elétrica, as meias de seda, as frutas e legumes frescos no inverno, os açougues com boas condições sanitárias, a geladeira, a garrafa de leite, o fogão a gás ou a querosene, roupas prontas, o lençol sem costuras, o papel de parede, a escova de dente, o sapato de couro, o cinema, o sorvete e mil outras coisas às quais os americanos estão tão acostumados que não as veem, todas testemunham uma distribuição de riqueza neste país individualista de tal ordem que nenhum outro povo sonhou ter.

Há vinte e cinco anos, o automóvel era um privilégio de homens ricos. Ainda é, em todos os lugares menos aqui. Na América, a anarquia do egoísmo individualista descontrolado distribuiu automóveis de tal maneira que, durante a pior miséria dos anos 30, a Califórnia ficou entupida de dezenas de milhares de famílias sem um centavo que chegavam; e os famintos não marchavam, viajavam em caminhões. E é correto que essas pessoas tenham automóveis; é exatamente o que eu quero dizer. Elas devem tê-los, e o individualismo conseguiu de alguma maneira, sem planejamento ou qualquer objetivo definido, fazer com que elas os obtivessem.

Há trinta anos, a maioria dos americanos tomava banho numa tina no sábado à noite e iluminava o caminho até a cama com uma lâmpada de querosene. Até hoje, os ingleses são considerados no mundo inteiro um povo extraordinariamente asseado, porque em qualquer casa inglesa de classe média ou qualquer hotel de classe média alta em Londres, pode-se tomar banho numa banheira de latão levada para o quarto. Hoje, nossos indignados intelectuais americanos acusam a América por permitir que mais de dois milhões de casas rurais não possuam banheiros modernos ou luz elétrica. Alguma coisa tem que ser feita para resolver isso, dizem eles.

Deve haver mais de dois milhões de famílias americanas usando ainda tinas para banho e lâmpadas de querosene. Deveriam ter água encanada e eletricidade. Deveriam ter aquecimento central, refrigeração elétrica, ar condicionado, televisão e todas as outras formas de riqueza material que possa ser imaginada e criada para servir-lhes no futuro.

Ainda há muita desigualdade econômica; a diferença entre ricos e pobres não diminuiu o suficiente. Com certeza, alguma coisa deveria ser feita para distribuir riqueza, para elevar o padrão geral de vida, para melhorar as condições de vida dos pobres e dar a todos, particularmente aos ricos, uma via mais abundante.

Mas é precisamente o que essa anarquia de individualismo vem fazendo, vem fazendo crescentemente, pelo curto período da história moderna durante o qual funcionou. Quando olho para essa experiência americana única que mal começou, que vem acontecendo há menos de um século e meio, acho que podemos dizer que é um sucesso.

http://www.libertarianismo.org/index.php/biblioteca/234-rose-wilder-lane/1074-quero-liberdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário