quinta-feira, 1 de maio de 2014

Somos Todos Macacos?

Como a maioria das pessoas, também achei sensacional a reação de Daniel Alves à tentativa de agressão racista que ele sofreu. Digo tentativa porque sua resposta desmontou completamente a agressão. Admiro as pessoas que têm a presença de espírito e a frieza que me faltam, para reagir de bate-pronto ao que é feito com a intenção de enfurecê-las. Infelizmente, eu me enfureço. Daniel Alves conseguiu humilhar o agressor.

Vi a foto e o texto que Neymar publicou. Gostei da iniciativa e concordo com o que ele disse. Se ele só queria se promover, de fato, não me importa. Acho mesmo que a melhor arma contra o racismo é ridicularizá-lo e encerrar o assunto. Pensei em tirar a minha foto comendo banana, mas comecei a ver a reação negativa de muitos amigos, pessoas a quem respeito profundamente. Acho que muita gente não entendeu o espírito da coisa, ou está preocupada com detalhes que, para mim, são irrelevantes. Adiei por alguns dias a foto que publico agora. Gostaria de dar alguns pitacos.

1) Racismo é um problema grave e precisa ser combatido. Isso é o óbvio. Mas, nestes tempos, é necessário explicitar o óbvio.

2) Vi gente dizendo: "Somos todos macacos? Ora, fale por você mesmo!". O que significa "#somostodosmacacos"? Para mim, significa três coisas. Primeiro: como seres humanos, somos todos iguais. Eu, Daniel Alves, Neymar e o torcedor que jogou a banana compartilhamos a mesma natureza. Se o torcedor considera que Daniel Alves é um macaco, Neymar e ele próprio necessariamente também têm de ser. Segundo: somos todos solidários. Uma ofensa racista dirigida contra Daniel Alves me afeta como se fosse dirigida contra mim. Terceiro: somos superiores à tentativa de agressão. Não nos afeta. Se ele acha que ofende alguém chamando-o de macaco, vamos mostrar que isso é infantil chamando-nos nós mesmos assim.

3) Algumas pessoas criticaram a atitude do Neymar, especulando sobre sua motivação. Como disse, acho irrelevante a motivação dele e gostei da atitude. Não preciso comprar nada do que Neymar vende, não devo nada a ele, nem ele a mim. Sou a favor da liberdade de expressão de todas as pessoas, incluindo aquelas de quem discordo, aquelas a quem considero idiotas e aquelas que só querem aparecer. Estas últimas são as que menos me afetam. Na verdade, são completamente irrelevantes. Também defendo o direito de expressão das pessoas que se incomodam, mas não consigo compreender porque se incomodam.

4) A questão da camiseta do Luciano Huck. Não compro uma camiseta por R$69,00 em nenhuma hipótese, com ou sem banana, seja qual for a mensagem que transmita. E respeito completamente o direito de qualquer um oferecer o produto que quiser, pelo preço que quiser, desde que não viole nenhuma lei. E o direito de qualquer um de comprar esse produto ou de não comprá-lo. Luciano Huck pode vender a camiseta à vontade, não é problema meu. Eu não compraria. Se alguém quiser comprar, também não é problema meu.

#somostodosmacacos
#weareallmonkeys
#somostodosmonos
#totssommonos

Um comentário: